PUBLICIDADE
Topo

Jornal inglês publica balanço negativo do primeiro ano de governo Bolsonaro

Daniel Buarque

01/01/2020 11h02

Na data em que se completa o primeiro ano desde a posse do presidente Jair Bolsonaro, o jornal britânico The Guardian publicou nesta quarta-feira uma reportagem em que faz um balanço muito negativo do primeiro ano do governo brasileiro. A publicação reúne avaliações de acadêmicos e personalidades das artes, da mídia, a política e da diplomacia do país.

"Nesses 12 meses, Jair Bolsonaro –que é um homofóbico declarado e aliado da direita religiosa radical– declarou guerra a cineastas, jornalistas e o ambiente, colocou seguidores de teorias da conspiração à frente das relações exteriores, e permitiu uma nova era de repressão policial e destruição da floresta tropical", resume o jornal.

Até mesmo o título do texto tem um tom crítico, indicando que pessoas que discordam do governo são tratadas como traidoras.

No balanço do ano do governo, o Guardian cita opositores do governo, mas também antigos aliados do presidente. A publicação dá voz à filósofa Djamila Ribeiro, à premiada jornalista Patrícia Campos Mello (da Folha de S.Paulo), ao ex-chanceler Celso Amorim, ao intelectual indígena Davi Kopenawa, à atriz Karine Teles e ao ex-aliado do presidente Gustavo Bebianno.

Desde antes mesmo da eleição de Bolsonaro, o Guardian vem sendo uma das publicações internacionais mais abertamente críticas ao presidente. Antes da posse de Bolsonaro, o jornal publicou um editorial dizendo que sua vitória na eleição era um perigo para o mundo, e mais um indicando que o brasileiro era um líder "pior do que Trump". Mais tarde, em maio, um outro editorial atacou o corte do governo na área de educação, e mais um em que defendia pressão internacional para forçar o Brasil a proteger a Amazônia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.