Topo

Blog do Brasilianismo

Brasilianismo se despede do UOL

Daniel Buarque

31/01/2020 09h20

Este post é uma despedida do blog Brasilianismo, que deixa de ser atualizado nesta encarnação no UOL nesta sexta-feira, 31 de janeiro de 2020.

Ao longo dos últimos cinco anos, começando em 18 de março de 2015 às 18h, foram publicados aqui 1.395 posts (incluindo esta despedida). Isso significa uma média de praticamente 279 posts por ano, 23 textos por mês, e 5,8 postagens por semana. O primeiro deles tinha o título "Brasilianismo estreia no UOL", e por isso este último fala da despedida.

Assim como no resumo dos objetivos do blog publicado ao final de cada post, o primeiro texto publicado aqui explicava que o Brasil é citado mais de 200 vezes a cada dia na mídia estrangeira, e que era preciso entender essa imagem do país que é projetada internacionalmente para podermos conhecer o lugar do Brasil no mundo e desenhar estratégias para que o país conquiste mais prestígio.

Quase todos os dias ao longo desses cinco anos, toda publicação internacional que mencionava o Brasil foi monitorada, e os principais assuntos viraram posts aqui no Brasilianismo. Foi assim desde pouco depois da reeleição de Dilma Rousseff, passando pela maior recessão da história do Brasil, do movimento pelo impeachment, das Olimpíadas do Rio, do afastamento da presidente, do governo de Michel Temer, da crescente polarização política do Brasil, e a polêmica eleição de Jair Bolsonaro –que transformou a imagem internacional do país ao longo dos últimos meses.

O blog começou em um momento em que o Brasil ainda tinha uma reputação muito positiva, por mais que já houvesse uma série de indícios de que a imagem da famosa capa da revista The Economist que mostrava o Cristo Redentor decolando estava ficando para trás. Durante seus cinco anos, o Brasilianismo registrou a deterioração dessa percepção externa, chegando a um momento crítico neste começo de 2020.

A retrospectiva da imagem do Brasil em 2019 resultou em dezenas de notícias e fatos extremamente importantes sobre a reputação do Brasil. Com Bolsonaro, a ideia de imagem do país se tornou mais importante e relevante.

Parte do trabalho desenvolvido aqui foi de uma importante monitoria diária de tudo o que sai no exterior a respeito do Brasil. Mas também houve espaço para uma análise cotidiana sobre como a imagem do Brasil aparece no resto do mundo e como isso pode impactar para o país.

No meio de tanta política e economia, houve também notícias sobre a cultura brasileira, sobre a imagem do país no cinema e no turismo, entrevistas sobre história e sociedade brasileira, buscando entender mais sobre o soft power do país.

Ao longo de cinco anos, o blog foi veículo para 660 análises sobre a imagem do Brasil, 160 reportagens sobre estudos e trabalhos acadêmicos a respeito do país e 130 entrevistas (ou menções a grandes entrevistas sobre o Brasil). Isso tudo, sempre dando espaço para a produção de pensamento por Brasilianistas espalhados pelo mundo.

Depois de cinco anos, entretanto, a trajetória do Brasilianismo no UOL termina aqui. Muito obrigado a todos os que se interessaram, passaram por aqui, leram, comentaram e mesmo aos que reclamaram.

Mais comentários e análises sobre a imagem internacional do Brasil podem continuar a ser vistas no Facebook (na página País do Presente), na rádio CBN (no quadro A Cara do Brasil), em novos artigos acadêmicos, novos livros, uma tese de doutorado e breve em outros veículos de imprensa.

Até logo!

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo