Topo

Blog do Brasilianismo

Para mídia estrangeira, terraplanismo no Brasil é estimulado por Bolsonaro

Daniel Buarque

21/11/2019 06h44

Uma convenção que reuniu em São Paulo quem duvida de que a Terra seja esférica, os chamados terraplanistas, ganhou atenção da imprensa internacional. Para observadores externos, a popularização da teoria da conspiração que rejeita a ciência é impulsionada pela situação política do país atualmente, e especialmente pelo presidente Jair Bolsonaro.

"Os terraplanistas brasileiros se sentem impulsionados por Bolsonaro", diz uma reportagem publicada recentemente pelo jornal francês Le Monde.

"No Brasil, 7% da população está convencida de que a Terra é plana. Redes sociais, igrejas evangélicas e teorias da conspiração de alguns membros do governo não ajudam", complementa.

O jornal cita ainda a ligação do governo com Olavo de Carvalho, "guru" do presidente, que declarou não rejeitar o terraplanismo.

A associação entre o governo e o crescimento do movimento terraplanista aparece também em reportagem do jornal britânico The Guardian.

"Uma primeira conferência em São Paulo marca o ponto alto para uma teoria que tem prosperado sob o presidente de extrema-direita Bolsonaro", diz.

"Se você é um terraplanista brasileiro, este é o seu momento", diz o título de uma reportagem da edição italiana da revista Wired.

"Enquanto as redes sociais são responsáveis pelo aumento de terraplanistas, por outro lado, muitos meios de comunicação apontam o dedo para o presidente Jair Bolsonaro, eleito no ano passado", explica.

Uma reportagem publicada na rede de TV americana CNN também comenta o crescimento do movimento das pessoas que acham que a Terra é plana, e menciona o Brasil –mas não fala sobre qualquer ligação com o governo.

"Pessoas em todas as partes deste planeta esférico estão rejeitando a ciência e espalhando a palavra que a Terra é plana", diz.

A revista Newsweek publicou um texto sobre as declarações do ex-presidente Lula após sua saída da prisão, e também mencionou a associação entre o terraplanismo, Olavo de Carvalho e o governo.

"Quando perguntado sobre que tipo de relações o Brasil tem agora com outros países, Lula respondeu: 'Ele não tem relacionamentos. Porque Bolsonaro é ideologicamente guiado por alguém que não acredita que o mundo seja redondo. Ele acha que o planeta é plano"', diz a revista.

O site do Instituto Poynter de Estudos de Mídia usou uma foto de Bolsonaro para ilustrar, em julho, uma reportagem sobre como políticos em vários países "promovem teorias da conspiração para se beneficiar".

O presidente brasileiro não é associado exatamente ao terraplanismo nessa reportagem, entretanto, que enfoca a defesa que o governo Bolsonaro faz da ideia igualmente equivocada de que o nazismo foi um movimento de esquerda.

Segundo um especialista citado pelo Poynter, "as elites políticas têm o poder de inserir narrativas de conspiração na opinião política dominante e quase sempre são politicamente motivadas, com efeitos tremendamente polarizadores".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo