PUBLICIDADE
Topo

Após 'humilhação', PSDB tenta seduzir bolsonaristas moderados, diz Le Monde

Daniel Buarque

26/12/2019 09h04

A eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência do Brasil em 2018 é tradicionalmente vista como uma derrota da esquerda brasileira, mas na verdade representou também "uma verdadeira humilhação" para o PSDB, diz uma reportagem publicada pelo jornal francês Le Monde nesta semana.

Segundo a publicação, um ano depois de receber menos de 5% dos votos, o partido que havia participado de todos os segundos turnos presidenciais por 25 anos agora tenta "seduzir" os bolsonaristas moderados.

O jornal francês trata o PSDB como um partido da direita na política brasileira, e diz que esse espectro cria situações complicadas na sua renovação mais conservadora. "A iniciativa causou surpresa porque, paradoxo dos paradoxos, a direita brasileira encontra suas raízes na esquerda".

Essa "reconstrução incerta" do "novo PSDB", diz o Monde, passa pela figura "controversa" do governador de São Paulo, João Doria. O plano do partido seria se colocar como uma alternativa intermediária na polarização entre a esquerda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a extrema direita de Bolsonaro.

Segundo o Monde, 2020 verá o primeiro grande teste dessa nova versão do PSDB, com as eleições municipais no país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.