Topo

Blog do Brasilianismo

Soltura de Lula gera alertas de notícia urgente na imprensa internacional

Daniel Buarque

08/11/2019 18h16

A saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão gerou alertas de notícia urgente na imprensa internacional.

Poucos minutos depois das 21h em Londres (18h em Brasília), o jornal britânico The Guardian enviou alertas de aplicativo móvel com a informação da libertação de Lula.

"Ex-presidente do Brasil, Lula sai livre da prisão após decisão da corte suprema", diz o texto preparado para os celulares ingleses.

A decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a prisão após a condenação em segunda instância foi vista no exterior como uma vitória do ex-presidente Lula. Desde a noite de quinta-feira, dezenas de reportagens na imprensa internacional já falavam da possível soltura de Lula.

Minutos após Lula sair da prisão, o Guardian foi uma das primeiras publicações internacionais a publicar a notícia.

"Lula foi recebido na sexta-feira por apoiadores em delírio do lado de fora da sede da Polícia Federal na cidade de Curitiba, onde ficou preso por 580 dias", diz o Guardian.

O jornal explica que Lula havia sido preso depois que uma sentença por corrupção e lavagem de dinheiro proferida pelo "polêmico juiz Sérgio Moro" foi confirmada por um tribunal de segunda instância.

"Na quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiu que os réus só poderiam ser presos depois que todos os recursos para tribunais superiores estivessem esgotados, abrindo caminho para Lula e outros 5.000 presos serem libertados."

Um pouco depois, a rede BBC também noticiou a libertação do ex-presidente.

"Um juiz ordenou a libertação de Lula depois que o Supremo Tribunal decidiu que os criminosos condenados deveriam ir para a prisão somente se esgotarem suas opções de apelação. Ele foi recebido por apoiadores do lado de fora de uma prisão na cidade de Curitiba, onde fica detido há um ano e meio por corrupção. O esquerdista liderou o Brasil entre 2003 e 2010 e continua popular."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo