PUBLICIDADE
Topo

Agência revela alta do número de brasileiros que pedem asilo nos EUA

Daniel Buarque

14/12/2019 07h35

Cerca de 18 mil brasileiros foram apreendidos nos Estados Unidos tentando migrar para o país em 2019, um aumento de 600% em comparação com o registro recorde, em 2016, revela uma reportagem da agência de notícias Associated Press, publicada em vários veículos da imprensa em inglês.

Segundo a AP, milhares de brasileiros estão atravessando a fronteira entre o México e os EUA ilegalmente e pedindo asilo alegando sofrer perseguição no Brasil –e citando problemas econômicos, violência e corrupção.

"Como centenas de famílias de Honduras, El Salvador e Guatemala (…), brasileiros têm atravessado a fronteira e pedido asilo. Eles agora formam um quarto dos imigrantes apreendidos em El Paso, e são os migrantes mais apreendidos depois dos mexicanos", diz a reportagem.

"Muitos que chegam do Brasil estão pedindo asilo citando a alta no desemprego no país, e a persistência de corrupção e violência", diz. Segundo a AP, entretanto, a menção a violência não costuma ser o suficiente para os brasileiros conseguirem asilo.

Apesar do tom político implícito no pedido de asilo, a agência explica que a economia pode estar por trás do aumento. A crise econômica que atingiu o Brasil especialmente entre 2015 e 2016, explica, bem como o ritmo lento de retomada e o aumento do desemprego podem ajudar a explicar a maior presença de brasileiros entre os migrantes apreendidos.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.