Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Com medo de protesto, governo adia reformas e frustra mercado internacional

Daniel Buarque

25/11/2019 04h28

A aprovação da Reforma da Previdência deixou empolgados os analistas de mercado internacionais, que viam uma mobilização política para levar adiante mais propostas semelhantes para deixar a economia brasileira atraente para investidores estrangeiros. Um mês após a comemoração, entretanto, o ânimo começa a perder força, segundo uma reportagem publicada pelo jornal de economia Financial Times.

"Jair Bolsonaro suspende reformas com medo de agitação popular", diz o título da reportagem publicada neste fim de semana.

Segundo a publicação, manifestações de oposição a governos da América Latina, como registrados no Chile, na Bolívia e na Colômbia, fizeram o governo brasileiro desacelerar projetos de novas reformas. O jornal diz que propostas consideradas fundamentais pelo mercado, como a reforma administrativa e a reforma tributária, devem ser adiadas.

O tom do Financial Times é de decepção com a perda de força da agenda reformista.

"A movimentação ocorre apenas duas semanas depois que Paulo Guedes, ministro da Economia, insistiu em entrevista ao Financial Times que os violentos protestos contra o livre mercado que tomaram o Chile por semanas não iriam limitar a agenda de reformas mais ambiciosa do Brasil em duas décadas", diz.

Segundo o jornal, mudanças no cenário político brasileiro, com a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a mudança de partido de Bolsonaro também dificultam a mobilização por reformas.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.