PUBLICIDADE
Topo

Imprensa internacional destaca inspiração chilena de protestos em São Paulo

Daniel Buarque

08/01/2020 09h48

A onda de protestos realizados no Chile no fim do ano passado inspirou a manifestação contra o reajuste das tarifas de transporte público em São Paulo nesta semana, segundo reportagens publicadas por veículos de imprensa internacionais.

"Quase 600 pessoas marcharam nessa terça pelas ruas de São Paulo, a maior cidade do Brasil, contra o aumento do preço do transporte público, inspirador desta vez pelas manifestações do Chile que se tornaram um estouro social", diz a agência de notícias EFE.

Segundo a rede alemã Deutsche Welle, a inspiração chilena era evidente em cartazes levados por manifestantes, e os protestos tratavam não apenas do preço do transporte, "mas também contra a política de corte liberal do governo de Jair Bolsonaro".

Desde o início da onda de protestos no Chile e em outros países da América Latina, observadores internacionais se mostram atentos à possibilidade de manifestações voltarem a marcar a paisagem do Brasil. O governo brasileiros chegou a recuar de propostas de reformas econômicas por medo de mobilização nas ruas, o que gerou frustração no mercado internacional.

Segundo a revista The Economist, os protestos no fim do ano passado paralisaram governos da América Latina, e poderiam ser uma ameaça à estabilidade do governo brasileiro em meio a uma tentativa de recuperação econômica. Para o editor americano Brian Winter, entretanto, o Brasil não parecia, em novembro de 2019, ter clima suficiente para que protestos tão fortes tomassem as ruas do país.

Apesar de a manifestação de São Paulo ter inspiração no Chile, os protestos ainda não parecem ter atingido uma força proporcional ao que se viu em outros países.

Segundo a DW, "esta é a primeira concentração de 2020 contra o aumento das tarifas de metrô, ônibus e trem de São Paulo, um ato de reivindicação que vem se repetindo na capital paulista nos últimos anos e que vem perdendo força paulatinamente".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.