Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Bolsonaro faz acusação falsa para fugir de responsabilidade, dizem jornais

Daniel Buarque

30/11/2019 09h11


A declaração do presidente Jair Bolsonaro de que o ator Leonardo DiCaprio financia entidades brasileiras que causaram incêndios na floresta amazônica teve grande repercussão no resto do mundo. Dezenas de publicações internacionais publicaram a fala de Bolsonaro com destaque. A notícia era a mais lida do site da revista Time na manhã de sábado.

O enfoque da mídia estrangeira não parece ser o mesmo do presidente, entretanto. Para jornais internacionais, Bolsonaro apela a acusações falsas para fugir da responsabilidade.

Jornais estrangeiros como The New York Times e The Guardian foram categóricos em reportagens publicadas sobre o caso, chamando a acusação de falsa, indicando a falta de evidências para ela e criticando o presidente brasileiro.

"Líder brasileiro acusa falsamente Leonardo DiCaprio por fogo na Amazônia", diz o título publicado pelo NYT. Segundo o jornal americano, a declaração é a mais recente de uma série de tentativas de passar para outros a responsabilidade pela destruição da floresta.

"Bolsonaro acusa falsamente ator de financiar destruição deliberada da Amazônia", destaca o jornal inglês. O Guardian chama a acusação de "espúria", e ressalta que Bolsonaro não ofereceu nenhuma prova do que disse.

A imprensa internacional também ressaltou que as declarações do presidente estão relacionadas à prisão de brigadistas de Alter do Chão –caso que é tratado como parte de uma tentativa de ataque do governo a organizações não governamentais.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.