Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

'Retrocesso para luta contra corrupção', diz Wall Street Journal sobre STF

Daniel Buarque

08/11/2019 08h00

Vista no exterior como uma vitória para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a decisão do STF sobre prisão em segunda instância marca "um revés para investigações de corrupção que levaram à condenação de dezenas de políticos e líderes empresariais de alto escalão", diz uma reportagem publicada pelo jornal de economia The Wall Street Journal.

O jornal adotou o tom mais duro contra a decisão do STF, que teve um tratamento mais elogioso em publicações como o jornal francês Le Monde, e que foi discutido em possíveis pontos positivos e negativos em reportagem da agência Associated Press em publicações como o Guardian e o New York Times.

Enquanto a AP admite a possibilidade de a medida gerar incerteza política, o WSJ diz que o tribunal "abriu as portas para os acusados ​​evitarem a prisão por anos, à medida que seus processos passam pelos notoriamente lentos tribunais do Brasil", diz.

Segundo o jornal de economia, o uso de recursos para atrasar decisões na justiça é uma brecha explorada ao longo do tempo por todo tipo de acusados de crimes.

Com foco no impacto da decisão sobre a luta contra a corrupção, o WSJ argumenta que os promotores da Lava Jato estão entre os principais críticos da mudança na regra.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.