Topo

Blog do Brasilianismo

Mídia estrangeira vê vitória de Lula e incerteza política em decisão do STF

Daniel Buarque

08/11/2019 06h27

A decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a prisão após a condenação em segunda instância foi vista no exterior como uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em quase todas as referências à votação do STF na imprensa internacional, o foco é a possível soltura de Lula.

"A notícia não poderia cair melhor: apenas um ano após a eleição surpresa de Jair Bolsonaro à Presidência do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou de ganhar uma vitória legal decisiva, que poderia levar a sua libertação rápida", diz a reportagem sobre ocaso no jornal francês Le Monde.

Em tom mais sóbrio, o jornal inglês The Guardian e o americano The New York Times publicaram reportagem da agência de notícias Associated Press. O texto explica detalhes da decisão do STF.

O texto no Guardian destaca que, além de Lula, a mudança pode afetar casos de dezenas de condenados pela Lava Jato. O resultado "pode jogar o cenário político na incerteza", diz.

"Muitos brasileiros poderosos presos pela investigação vão poder pedir liberdade após essa decisão", diz.

A reportagem ressalta ainda que quase 5 mil presos podem se beneficiar da decisão do STF –incluindo Lula.

A possível libertação de Lula também aparece com destaque na reportagem publicada pela rede britânica BBC sobre a votação do STF.

A BBC ressalta que Lula era visto como um favorito na eleição presidencial do ano passado, mas foi preso antes. Diz ainda que mesmo que ele seja solto agora, ele continua sem poder se candidatar a cargos públicos.

Segundo o jornal francês le Monde, a decisão do STF foi recebida com euforia pela esquerda, com manifestações de celebração espalhadas pelo país. O Monde diz ainda que a decisão representa um afastamento entre o STF e o ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Parte das publicações internacionais ressaltam, entretanto, que apesar da vitória para a esquerda, o ex-presidente não foi declarado inocente, e ainda responde a outros processos contra ele na Justiça.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo