Topo

Blog do Brasilianismo

Depois da Amazônia, Pantanal em chamas é destaque na mídia estrangeira

Daniel Buarque

08/11/2019 04h00

Após semanas de um bombardeio midiático em todo o mundo sobre o aumento das queimadas na Floresta Amazônica –tema que dominou a atenção da mídia estrangeira quando fazia referência ao Brasil–, agora é o a região do Pantanal que aparece em chamas na imprensa internacional.

"Os incêndios no Pantanal no Brasil invadiram a região com grande biodiversidade, consumindo uma área do tamanho de Londres nos últimos 10 dias, queimando alguns animais vivos e fazendo com que outros fugissem", diz uma reportagem da agência de notícias Associated Press publicada em veículos como o site da revista Time.

Leia também: Destruir Amazônia é a forma mais rápida de o Brasil ser desprezado no mundo

O "inferno" no Pantanal, diz a AP, "é o mais recente desastre ambiental que o Brasil enfrenta, após o misterioso derramamento de óleo que afeta as praias do Nordeste e os incêndios de agosto que assolaram a região amazônica".

Como outros veículos de imprensa já destacaram em oportunidades anteriores, é preciso considerar ainda o rompimento da barragem de Brumadinho, que piora ainda mais a imagem do Brasil em relação à proteção ambiental.

A reportagem diz que o Pantanal é um dos melhores lugares para ver vida selvagem na América do Sul, mas que a estação seca ajudou a ampliar os incêndios.

"Entre janeiro e novembro, a área teve 516% mais incêndios que no mesmo período do ano passado", explica.

Ao contrário do que aconteceu na repercussão internacional dos incêndios na Amazônia, entretanto, os primeiros relatos sobre o fogo no Pantanal deixam de lado qualquer discussão sobre influência da política sobre o aumento no número de queimadas.

Ainda assim, considerando o ano de péssimas notícias para o Brasil em relação a questões ambientais, pode-se ver que a imagem do país pode ficar profundamente afetada por mais um caso de destruição da natureza.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo