Topo

Blog do Brasilianismo

Fogo na Amazônia (ainda) domina atenção e crítica do mundo sobre o Brasil

Daniel Buarque

07/10/2019 07h09

Reportagens publicadas ao longo do fim de semana em alguns dos principais veículos de imprensa internacionais mostram que o mundo continua atento à destruição da Floresta Amazônica. Por mais que o governo de Jair Bolsonaro tenha rejeitado qualquer crítica estrangeira e tenha defendido a soberania da Amazônia, a opinião pública do resto do mundo não parece menos preocupada com os incêndios.

Quase três meses depois de terem passado a dominar a atenção estrangeira voltada ao Brasil, os incêndios na floresta foram tema de novos textos publicados por veículos como o New York Times, o Guardian, o Washington Post e o Telegraph. Em muitas das reportagens, o destaque é para a continuação da destruição sobre a qual se fala pelo menos desde julho.

"A Amazônia ainda está em chamas. Culpe a carne (e Bolsonaro)", diz o título de uma reportagem em vídeo do New York Times publicada junto com um texto sobre a "Amazônia sem lei" no Brasil.

A reportagem fala especialmente sobre o "dia de fogo", e sobre a disputa política entre a conservação da floresta e o uso da terra para a criação de gado.

"Bem-vindo ao coração sem lei da Amazônia brasileira. Aqui, pecuaristas e madeireiros –encorajados pelo presidente Jair Bolsonaro– estão limpando enormes extensões de floresta a cada minuto. Tudo em nome do progresso", diz o texto.

"A Amazônia ainda está queimando. Quem é responsável?", pergunta o título de uma análise publicada pelo Washington Post. O texto avalia o que está causando os incêndios.

Apesar de explicar que há muitas causas por trás da destruição da floresta, o jornal não poupa críticas ao governo.

"A ambivalência de Bolsonaro em relação à proteção ambiental pode não ter acendido diretamente o primeiro fogo, mas foi um aceno de aprovação para quem o fez", diz.

O jornal britânico The Guardian vem acompanhando desde o início do ano –e com abordagem muito crítica– o desenrolar de notícias sobre a Amazônia. No domingo, publicou uma longa reportagem sobre a importância da Igreja Católica na proteção da floresta.

A atenção contínua do resto do mundo ao que acontece com a Amazônia tem o potencial de danificar de forma duradoura a imagem internacional do Brasil.

Em uma entrevista ao blog Brasilianismo, o especialista em reputações de países Simon Anholt comentou o impacto do fogo na percepção internacional do Brasil.

Segundo ele, o país ainda conta com boa vontade internacional por conta de "um sentimento caloroso em relação ao Brasil como guardião amigável da Amazônia (que, apesar do que Bolsonaro diz, é vista como pertencendo à humanidade, não ao governo brasileiro), e se você tirar isso, ameaça causar danos sérios e de longo prazo à reputação do país. E a reputação, como mostram décadas de pesquisa, tem um grande impacto no turismo, investimento estrangeiro, exportações, relações culturais e diplomáticas."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo