Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Brasil e Argentina só perdem com afastamento entre governos, diz analista

Daniel Buarque

09/11/2019 04h00


A relação com o Brasil vai ser um dos mais imediatos e importantes desafios do novo presidente da Argentina, Alberto Fernández. A avaliação foi feita pelo especialista em relações internacionais Mariano Turzi em artigo publicado pelo jornal argentino Clarín. De acordo com ele, os dois países têm muito a perder com o possível afastamento entre os dois governos.

Segundo ele, as relações entre os dois países têm relevância em esferas como a política econômica internacional, a política social e a geopolítica.

Sobre economia, o artigo destaca que mais de 80% das exportações da Argentina para o Mercosul foram direcionadas ao Brasil.

O cenário atual, entretanto, comas disputas entre os presidentes dos dois países, torna o alinhamento entre os dois vizinhos mais difícil.

"Bolsonaro parece disposto a afastar o Brasil da Argentina, desarticular o Mercosul e desmantelar qualquer tentativa de integração regional profunda baseada em interesses e instituições que transcendam ideologias e indivíduos", diz.

Segundo Turzi, os dois países têm muito a perder com essa situação. "O desentendimento entre Brasília e Buenos Aires reduzirá o espaço de ação autônomo para ambos os países e dificultará um ciclo virtuoso para a região sul-americana", diz.

Para ele, a integração com o Brasil deve ser um objetivo estratégico do novo governo. "Em um contexto global e instabilidade do multilateralismo e aumento da competição entre grandes potências, a integração regional não constitui só uma decisão, mas quase uma obrigação", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.