Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil voltou a ser prisioneiro político de Lula, segundo colunista

Daniel Buarque

09/11/2019 16h55

Até sua libertação na tarde de sexta-feira (8), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era tratado por seus partidários como o maior preso político do Brasil. Para o colunista da agência de economia Bloomberg Mac Margolis, entretanto, a realidade é oposto, e o Brasil é que voltou a ser prisioneiro político de Lula.

O argumento foi apresentado em um artigo publicado no site de opinião da Bloomberg –uma das primeiras análises internacionais sobre a libertação de Lula.

"Seu status de figura pública e de único oráculo da esquerda limita a diversidade política e sufoca novas lideranças. Em um momento em que o círculo governante do Brasil se afastou fortemente à direita e o centro implodiu, a lacuna à esquerda reduz a própria democracia", argumenta o colunista.

Segundo Margolis, o próprio Lula ajudou a empobrecer o campo político da esquerda ao não permitir a ascensão de um substituto convincente para ele.

O colunista critica ainda a fragmentação política do Brasil, mas diz que o PT não ajudou a melhorar o sistema enquanto esteve no poder.

"Graças à decisão do Supremo Tribunal Federal desta semana, que derrubou uma decisão mais dura de apenas três anos atrás, Lula agora pode travar suas batalhas legais no conforto de sua casa ou praça pública. Esse é o tipo de jurisprudência que apenas criminosos de colarinho branco de salto alto –que podem pagar advogados para manter a máquina de apelações girando até o prazo de prescrição acabar– poderiam adorar", diz o colunista.

A decisão do STF e a libertação de Lula tiveram ampla cobertura na imprensa internacional. A primeira reação dos observadores externos foi de que a mudança definida pela Justiça foi uma vitória de Lula, mas que gera incerteza política para o país.

Veículos mais ligados à cobertura de notícias de economia, como a própria Bloomberg, têm feito uma cobertura mais crítica, entretanto. O Wall Street Journal publicou um artigo chamando a decisão do STF de um retrocesso para a luta contra a corrupção no Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo