Topo

Blog do Brasilianismo

Cotação recorde do dólar no Brasil gera preocupação em países vizinhos

Daniel Buarque

27/11/2019 16h15

A cotação recorde do dólar no Brasil, passando de R$ 4,62 na venda, já cria uma preocupação nos países vizinhos. Reportagens publicadas em jornais da Argentina e do Uruguai, por exemplo, indicam que a região está prestando atenção à situação econômica do Brasil e da sua moeda.

"O real volta a cair, bate recorde e acende alarmes na Argentina", diz uma reportagem publicada pelo jornal La Nación.

Segundo o jornal, como o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, o movimento da economia brasileira muda a relação entre o real e o peso argentino, o que gera preocupação no país.

"A desvalorização do real pode representar um desafio para a Argentina. O Brasil é o principal destino das exportações locais, e a desvalorização de sua moeda implica perda de competitividade dos produtos locais. Em outras palavras, o que as empresas argentinas fabricam é mais caro para o consumidor brasileiro, enquanto a possibilidade de turistas argentinos passarem suas férias no país é mais barata", avalia.

O recorde da cotação do dólar no Brasil teve destaque ainda no site Infobae, que ressaltou a tentativa do governo brasileiro e do Banco Central de evitar perdas maiores.

O jornal Clarín destacou a notícia do recorde de alta do dólar no Brasil como sendo "A economia de Bolsonaro".

Ainda assim, a reportagem argumenta que especialistas dizem que fatores externos, como a onda de protestos na América Latina e tensões entre EUA e China, afetam o valor da moeda brasileira.

No Uruguai, o jornal El Observador publicou um relato sobre a oscilação cambial do Brasil, e indicou que a variação afeta "parcialmente" a economia vizinha, com uma alta mais leve do que a registrada no Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo