Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Investidores minimizam libertação de Lula, mas incerteza política preocupa

Daniel Buarque

11/11/2019 06h26

A reação imediata dos investidores internacionais à libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugere que Wall Street não está tão preocupada assim com a situação do Brasil após a decisão do STF.

"O Brasil pode viver com Lula livre", diz uma reportagem publicada pela revista Forbes.

O texto argumenta que  é possível prever alguma tensão por conta da incerteza política, mas o Mercado vê Lula como uma notícia velha, "com pouca capacidade de criar mobilização além da sua base tradicional".

"Após as negociações no mercado sugerirem que Wall Street não está preocupado com Lula. O fundo negociado em bolsa iShares MSCI Brazil (EWZ) estava sendo negociado em alta na sexta-feira após o fechamento. Se os mercados emergentes ficarem bem na segunda-feira, o Brasil ficará bem. Se o Brasil for mal, a culpa é de Lula", diz a Forbes.

A revista alerta para os riscos advindos de um possível aumento da polarização política, com agitação e incerteza, o que poderia afetar a economia de forma mais dura.

Por outro lado, ressalta que investidores continuam apostando que Bolsonaro deve manter controle da agenda econômica para aprovar as reformas que são esperadas do atual governo.

"A conclusão: fique atento a qualquer tentativa de trazer o caos ao Brasil e que seja recebida com apoio virtuoso da imprensa por conta da 'crescente desigualdade' –uma desigualdade causada inteiramente pela economia que o PT explodiu– mas o caos será de curta duração", avalia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.