PUBLICIDADE
Topo

Imprensa estrangeira diz que corrupção se aproxima da 'dinastia' Bolsonaro

Daniel Buarque

20/12/2019 12h00

A suspeita de que o filho do presidente Jair Bolsonaro, Flávio, lavou até R$ 1,6 milhão em uma loja de chocolate ganhou destaque na imprensa internacional nesta semana. Para publicações da mídia estrangeira, denúncias de corrupção se aproximam do que já foi chamado de "dinastia" da família do governante.

"No Brasil, suspeitas de corrupção se aproximam da família do presidente Jair Bolsonaro", destaca o título de uma reportagem publicada pelo jornal francês Le Monde. O texto explica a investigação e aponta que pessoas próximas ao presidente podem estar envolvidas no escândalo.

Segundo o Monde, o presidente tentou se distanciar das suspeitas contra seu filho, mas é difícil separar o projeto político de Bolsonaro do seu projeto familiar.

As suspeitas contra o filho do presidente têm grande relevância na avaliação externa porque desde a eleição de Bolsonaro vê-se esta forte presença da família do presidente no governo. O jornal de economia Financial Times publicou em maio uma reportagem chamando a família de uma "dinastia" com grande força na política brasileira.

As suspeitas contra Flávio Bolsonaro apareceram também no jornal americano The Washington Post, que publicou um texto da agência Associated Press explicando detalhes do caso. Segundo ele, as suspeitas ganham ainda mais relevância porque Bolsonaro foi eleito em parte porque seu concorrente no segundo turno fazia parte de um partido manchado por denúncias de corrupção.

"As notícias sobre a investigação lançaram uma sombra sobre o primeiro ano de seu pai depois de vencer as eleições com promessas de acabar com a corrupção endêmica", diz a reportagem.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.