Topo

Blog do Brasilianismo

Financial Times: Filhos de Bolsonaro criam dinastia na política brasileira

Daniel Buarque

07/05/2019 15h23


Os filhos do presidente Jair Bolsonaro estão se destacando como uma força poderosa que está reformulando a política brasileira, segundo uma reportagem publicada pelo jornal de economia Financial Times.

De acordo com a publicação, este crescimento da força da família do presidente gera preocupação a respeito da "influência política indevida e está consolidando uma nova dinastia política em um continente com uma longa e contenciosa história de política familiar", diz.

"Um é conhecido como o 'pit bull'. Outro está envolvido em um escândalo de corrupção. O terceiro é um entusiasta de armas de direita que busca difundir um movimento populista em todo o Brasil e na América Latina", descreve o FT.

O jornal compara os filhos de Bolsonaro à influência da família de Donald Trump na política dos Estados Unidos, mas diz que o caso brasileiro é mais exagerado e tem maior potencial de criar problemas.

"Muitos acreditam que os Bolsonaros consolidaram sua posição na lista de dinastias políticas da América Latina, que inclui os Kirchners de esquerda na Argentina e os Fujimoris de direita no Peru", explica o jornal.

"Dado que os filhos não podem ser demitidos, os analistas preveem que sua influência continuará a crescer até a intervenção de outra facção dentro do governo, como os militares", complementa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo