Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Brasil não parece prestes a explodir em protestos, diz editor americano

Daniel Buarque

26/11/2019 08h52

O governo de Jair Bolsonaro está preocupado e atento com a possibilidade de uma onda de protestos no Brasil como as registradas recentemente em outros países da América Latina. O presidente defendeu o excludente de ilicitude como forma de reprimir manifestações, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar em novo AI-5 em caso de protestos. Para o mercado internacional, essa preocupação serviu até mesmo para reduzir o ritmo de reformas econômicas nas últimas semanas.

Para o editor-chefe da revista Americas Quarterly, entretanto, o Brasil não parece "prestes a explodir" em grandes manifestações de rua.

Em um artigo publicado nesta semana, Brian Winter diz que a maioria dos brasileiros está insatisfeita com Bolsonaro, mas "isso não sinigifica que a onda de protestos da América Latina vai se espalhar no país".

Em uma viagem recente pelo Brasil, diz Winter, o país "parece mais calmo e menos combustível do que em outros pontos nos últimos anos".

Sua análise se baseia em conversas com "cerca de 120 pessoas de várias esferas da vida –de varredores de rua e banqueiros a oficiais do governo, oficiais militares aposentados e clientes em uma padaria na Mooca, um bairro de classe trabalhadora em São Paulo".

Winter resume sua avaliação em cinco frases ouvidas com frequência durante essa viagem pelo Brasil, e que, segundo ele, explicam como os brasileiros veem a situação do país: "É o que tem para hoje", "Todos estamos com medo", "Não tem problema de segurança hoje em São Paulo", "A corrupção deu uma melhorada" e "Quem vai comprar nosso produto?".

Apesar da avaliação de que o Brasil não parece se encaminhar para protestos, Winter deixa claro que a situação em várias partes do mundo é volátil e difícil de prever.

"Se aprendemos uma coisa desde que essa onda de protestos começou no início de outubro, é humildade. Praticamente ninguém viu o Chile chegando, por exemplo. Há algo no ar no final de 2019 –e não apenas na América Latina. A melhor estratégia é manter os olhos e a mente abertos."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.