Topo

Blog do Brasilianismo

Editorial do Guardian apoia pressão internacional por proteção da Amazônia

Daniel Buarque

29/07/2019 06h00

Alinhado com o discurso que tem ganhado força na mídia estrangeira com fortes críticas à postura do governo Jair Bolsonaro em relação à Amazônia, o jornal britânico The Guardian publicou no domingo um editorial defendendo ação internacional contra o "desastre" do desmatamento.

A publicação defende "o poder crescente da diplomacia climática", que tem pressionado o governo brasileiro. O texto menciona o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, que exigiu que o Brasil não abandonasse o Acordo de Paris.

Segundo o Guardian, Bolsonaro "despreza a conservação e os direitos indígenas", e os dados dos satélites mostram aumento acentuado do desmatamento.

O jornal inglês defende que a UE se posicione de forma ajudar o Brasil a proteger a Amazônia. "Se nós reivindicarmos esta floresta tropical como um pulmão verde para o mundo, não podemos esperar que o Brasil a conserve sozinho", diz.

"O argumento de Bolsonaro para o público interno e estrangeiro é o mesmo: a Amazônia brasileira não é da conta de ninguém, só do Brasil. Com isso em mente, os defensores internacionais da floresta devem agir com cautela. As denúncias das políticas favoráveis a empresas do novo governo em nome da biodiversidade podem ser contraproducentes. Em vez disso, ambientalistas, incluindo políticos de partidos verdes, deveriam trabalhar através de instituições políticas europeias, sabendo que a UE é o segundo maior mercado para as exportações brasileiras. A pressão firme deve ser exercida sob a forma de fortes regulamentações ambientais e uma recusa em comprometer a transparência. A carne ou soja produzidas em terras desmatadas ilegalmente não deve ser importada para a Europa."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo