Topo

Blog do Brasilianismo

Editorial do 'Guardian' diz que Bolsonaro é uma ameaça: 'pior do que Trump'

Daniel Buarque

04/10/2018 15h20

Um editorial publicado nesta quinta-feira pelo jornal britânico "The Guardian" diz que Jair Bolsonaro representa uma ameaça "imensa" à democracia brasileira. Segundo a publicação, o "risco impensável" de que ele se tornasse presidente do Brasil agora é real.

"Chamar ele de o Donald Trump da América Latina, como alguns fizeram, é ser gentil demais. Bolsonaro é um misógino e homofóbico cujas opiniões sobre comunidades indígenas e o ambiente são muito sombrias. Ele elogia torturadores e a ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985. Ele recentemente defendeu disparos contra seus oponentes. Sua intolerância é retratada como 'honestidade"', diz o editorial.

Segundo o "Guardian", Bolsonaro se aproveitou dos problemas do Brasil para catapultar uma campanha populista. "Mas ele atrai sua força de velhas forças brasileiras: os militares, fazendeiros ricos e empresários, conservadores, igrejas evangélicas estão apoiando ele".

A situação crítica da política brasileira, segundo o jornal inglês, indica que mesmo que Bolsonaro seja derrotado, "as forças que levaram a sua ascensão não vão desaparecer".

"Reconstruir a economia, reduzir a criminalidade e lutar contra a corrupção são essenciais para construir uma cultura política mais saudável", diz.

A opinião do jornal, que é uma das principais publicações do Reino Unido, se alinha ao que foi publicado recentemente pela revista "The Economist". Em sua capa, a publicação chamou Bolsonaro de a mais recente ameaça na América Latina.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo