Topo

Blog do Brasilianismo

Em cobertura crítica, Le Monde compara o Brasil de Bolsonaro a 'idiocracia'

Daniel Buarque

07/06/2019 07h05

O Brasil corre o risco de virar uma "idiocracia", diz um artigo publicado pelo jornal francês Le Monde. O texto avalia o nível intelectual do governo de Jair Bolsonaro e compara a situação do Brasil à filme "Idiocracy", comédia que mostra um futuro em que os Estados Unidos seriam um país dominado pela ignorância.

O texto faz referência a um artigo publicado pela Folha, e diz que a situação do país evoca preocupações "ligadas ao nível intelectual de Bolsonaro, à frente do Estado desde 1º de janeiro, e têm a ver com o caos que o presidente mantém, alimentando-se de controvérsias triviais e vulgares nas redes sociais, atacando a cultura, as ciências sociais e humanas, cortando orçamentos universitários e mantendo uma obsessão marcante com assuntos fálicos em detrimento do avanço de reformas cruciais".

O Monde cita ainda as polêmicas envolvendo filhos do presidente e o "guru" do governo, Olavo de Carvalho, que "divulgou a suposição de que a Terra seja plana".

Assim, diz, foram reforçadas "as questões sobre a bagagem intelectual do chefe de Estado, temendo que o Brasil esteja prestes a se tornar uma 'idiocracia'. Uma referência ao título da comédia cult de ficção científica de Mike Judge 'Idiocracy', que descreve uma sociedade movida pelo anti-intelectualismo, pelo mercado e pela degradação ambiental".

Segundo o Monde, entretanto, pode ser perigoso questionar a racionalidade do governo. "O nível intelectual de Bolsonaro é questionado pela imprensa e alguns de seus compatriotas, mas o caos que ele mantém pode ser parte de sua estratégia política", diz.

O tom de censura adotado pelo jornal francês na reportagem consolida uma postura fortemente crítica do Monde em relação à situação política do Brasil. Em textos recentes, o jornal criticou o governo do Rio de Janeiro pelo aumento da violência policial, publicou um artigo atacando a política ambiental de Bolsonaro, e disse em um editorial que o presidente não tem ideia de como governar. O contraponto a este posicionamento foi a publicação de uma entrevista com o vice-presidente Hamilton Mourão, que defendeu o presidente.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo