Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Amazônia é 'pedra nas botas de couro' de Bolsonaro, diz arqueólogo francês

Daniel Buarque

2022-05-20T19:08:04

22/05/2019 08h04

Enquanto a destruição causada pelo fogo despertou consciências quando atingiu símbolos do patrimônio mundial, como o Museu Nacional do Rio de Janeiro ou a Catedral de Notre Dame em Paris, o mundo se cala diante do desmatamento da Amazônia, lamenta o arqueólogo francês Stéphen Rostain.

"Enquanto as lágrimas do diabo assolam alguns dos lugares de culto e conhecimento mais famosos do mundo, lágrimas incandescentes devoram uma das maravilhas do nosso planeta em meio a indiferença indigna", diz Rostain.

A crítica foi feita em um artigo publicado no jornal Le Monde. Segundo Rostain, que é diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) da França, a Amazônia está queimando, mas isso não é suficiente para mover o poder político e econômico mundial a fazer algo para mudar este quadro.

"Ali também está ocorrendo uma tragédia que terá consequências incalculáveis ​​para o nosso futuro. Os efeitos não se limitam apenas à flora e fauna locais, mas também aos povos indígenas, à biodiversidade terrestre, à absorção de carbono e até mesmo à mudança climática global", diz o texto.

Rostain alega que houve um período de otimismo em relação à Amazônia no início deste século, mas que o desmatamento vem aumentando nos últimos anos e pode piorar ainda mais sob o novo governo brasileiro. Segundo ele, "a Amazônia é uma pedra nas botas de couro de Jair Bolsonaro".

O presidente, ele alega, mostrou claramente suas tendências pouco democráticas associadas a excessos derivados de não acreditar no aquecimento global e de um desejo inflexível de tornar a Amazônia produtiva. Como resultado, a região vive "um faroeste tropical doentio sob a tirania dos pistoleiros sem alma. Chamas e sangue reinam frequentemente na Amazônia".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

 

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.