Topo

Blog do Brasilianismo

'The Economist' critica sistema político brasileiro e defende sua reforma

Daniel Buarque

30/03/2017 20h28

Revista 'The Economist' defende reforma no sistema político brasileiro.

O sistema político do Brasil é fragmentado, criou uma cacofonia de vozes sem ideologia e precisa ser reformado. Assim a revista "The Economist" argumenta em um artigo publicado nesta semana, explicando uma das razões para a atual crise política no país, em que quase todos os representantes da população aparecem citados em escândalos de corrupção.

"O sistema atual incentiva a diversidade política em detrimento da qualidade", diz, explicando que qualquer partido que conseguir reunir 486 mil assinaturas tem direito a dinheiro do Estado e tempo grátis na TV. O sistema, continua, "incentiva a corrupção e enfraquece a ligação entre eleitores e seus representantes".

Segundo a revista, ao tentar criar um sistema político proporcional para dar voz a todo o país, a Constituição brasileira criou cacofonia.

"Um estudo de legislaturas eleitas em 137 países entre 1919 e 2015 indicou que a Câmara do Brasil no Congresso atual é a mais fragmentada em todo o mundo no período", diz. "A maioria dos 28 partidos não tem ideologia ou programa político. Quase metade dos eleitores brasileiros esquece o candidato escolhido apenas um mês após a eleição."

O artigo explica que a reforma política é um tema discutido desde a Constituição, mas que o avanço até agora foi limitado.

A esperança, segundo a revista, é que o atual momento de crise política está fazendo com que a população perceba que uma reforma é necessária, e que não se pode aceitar que ela seja feita para proteger os políticos envolvidos em escândalos.

"A chegada da reforma política às ruas é uma boa notícia. Isso significa que ela pode acontecer de verdade."

Esta não é a primeira vez que a "Economist" ataca o sistema político brasileiro. Durante todo o processo de impeachment, um dos focos da revista era uma crítica à disfunção desse sistema, e ela atacou toda a política nacional, apesar de ter defendido a renúncia de Dilma Rousseff. Em todos os momentos, a revista voltou a defender a importância da reforma política

Além disso, a fragmentação da política também não é novidade em suas páginas. Na sua edição de exatamente dois anos atrás, em março de 2015, a revista publicou um artigo semelhante ao atual, em que atacava o fato de o Brasil ter a política mais fragmentada do mundo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

 

 

 

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo