Topo

Blog do Brasilianismo

Crise política e impeachment melhoram perspectiva de mercados sobre Brasil

Daniel Buarque

31/03/2016 17h30

Perspectiva de impeachment anima mercados internacionais

Perspectiva de impeachment anima mercados internacionais

Enquanto a crise política do país se torna cada vez mais complexa, e observadores estrangeiros veem um aumento da chance de a presidente Dilma Rousseff sofrer impeachment, a situação econômica brasileira vive uma aparente recuperação surpreendente. O enfraquecimento do governo representou um aumento do apetite internacional pelo mercado do Brasil, e a imprensa estrangeira já percebe este interesse.

"O infortúnio de Dilma energizou o mercado brasileiro", resumiu o título de uma análise publicada pelo jornal de economia "Financial Times". "A Bovespa teve seu maior movimento mensal em 16 anos com a especulação de que o Brasil está se aproximando de uma mudança de governo", diz uma reportagem publicada pela rede de notícias economia Bloomberg. "O Brasil está enfrentando sua pior recessão em 25 anos, e investidores estão apostando que um impeachment de Dilma vai mudar a trajetória do Brasil", explica uma análise da rede norte-americana CNBC.

A tendência positiva da economia em meio às ameaças ao governo Dilma já têm sido percebidas há meses. No começo de março, uma reportagem publicada no site da rede de TV CNN explicava que a crise brasileira é "terrível", que o país enfrenta sua pior recessão, e que a instabilidade causada por escândalos de corrupção é preocupante. Ainda assim, o Brasil tem um dos melhores mercados de ações do mundo em 2016. "Afinal de contas, os investidores só querem uma coisa: o impeachment da atual presidente Dilma Rousseff, que foi indicada por Lula para sucedê-lo. Investidores esperam que Dilma seja eventualmente substituída por um presidente com políticas mais simpáticas ao mercado", explicava.

Esta tendência foi abordada em uma entrevista do pesquisador de economia da América Latina no banco Barclays Bruno Rovai, em entrevista a este blog Brasilianismo. Segundo ele, sem confiança na economia brasileira, o mercado internacional desistiu de esperar por uma retomada e agora já aposta em uma mudança política para poder injetar ânimo financeiro no país. Atuando em Nova York, Rovai tem contato direto com estrangeiros interessados no Brasil, e diz que a mudança política é vista como essencial para que o país possa começar a pensar em se recuperar.

As análises mais recentes indicam que o mercado calcula que há cerca de 70% de chance de haver impeachment no Brasil, e que o enfraquecimento de Dilma tem se tornado cada vez maior.

Apesar do ânimo do mercado pelo aumento da chance de troca de governo, as reportagens estrangeiras sobre a recuperação da economia nacional indicam que nem tudo será resolvido somente com a mudança política do país. "Por mais que a saída de Dilma seja o cenário ideal, uma vez que traria novos ares para a estrutura política do Brasil e melhoraria o sentimento de confiança entre cidadãos e investidores, alguns observadores alertam que qualquer mudança política vai demorar para acontecer", diz a CNBC.

"Quando os investidores superarem a euforia inicial e a realidade voltar, não ficaríamos surpresos de ver a devolução de alguns ganhos recentes", avaliou um analista citado pela Bloomberg.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo