Topo

Blog do Brasilianismo

Mídia estrangeira vê chance maior de impeachment após rompimento do PMDB

Daniel Buarque

29/03/2016 19h17

Mídia estrangeira vê chance maior de impeachment após rompimento do PMDB

Mídia estrangeira vê chance maior de impeachment após rompimento do PMDB

A decisão do PMDB de romper com o governo de Dilma Rousseff está sendo interpretada no exterior como um aumento nas chances de haver um impeachment da atual presidente. Assim que a decisão do partido do vice-presidente Michel Temer foi confirmada oficialmente, diversos veículos da imprensa estrangeira publicaram a notícia com análises iniciais do impacto da mudança no cenário político do país.

"É um sinal muito forte" no sentido de que o impeachment se aproxima, argumentou uma reportagem no jornal "Financial Times".

Segundo o britânico "The Guardian", o governo recebeu "um golpe potencialmente fatal" com a saída do PMDB. O jornal complementa que pode haver uma debandada de aliados, o que "aumenta muito a perspectiva de que ela deve perder a votação do impeachment na Câmara no próximo mês, e ser retirada do poder".

As consequências do rompimento, segundo o jornal inglês, podem ser um grande tumulto. "As tensões políticas já estão altas. Nenhum dos potenciais sucessores de Dilma têm mãos limpas", diz.

O PMDB, diz o "Guardian", "está pressionando para garantir o poder para si mesmo, apesar de ser improvável que ele esteja menos vulnerável a acusações de corrupção".

A rede BBC explicou que o rompimento do PMDB significa que Dilma pode ser retirada temporariamente do poder já em maio, e que ela seria substituída pelo vice, do próprio PMDB.  O francês "Le Monde" ressaltou que a presidente ficou ainda mais isolada a partir de agora.

O "Wall Street Journal" segue a mesma abordagem, e diz que vai ser difícil Dilma impedir o processo do impeachment a partir de agora. "Por anos, Dilma recompensou membros do PMDB com cargos no governo e deu ao partido grande poder para definir políticas, mas a coalizão acabou com um tom amargo em meio a acusações mútuas de traição e culpa pela crise econômica", avalia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo