Topo

Blog do Brasilianismo

Otimista na crise, CNBC vê valorização de investimentos no Brasil em 2016

Daniel Buarque

28/12/2015 10h43

Otimista na crise, CNBC prevê valorização de investimentos no Brasil em 2016

Otimista na crise, CNBC prevê valorização de investimentos no Brasil em 2016

Ao mesmo tempo em que dados sobre a economia brasileira mostram que a recessão vai ser pior de que se imaginava, analistas de mercado internacional indicam que o Brasil é um dos bons lugares para fazer investimentos em 2016 – tudo graças a uma virada no cenário político do país.

Segundo o canal norte-americano de notícias de finanças CNBC, a previsão é de enfraquecimento do governo, o que pode criar ambiente para que o país se torne mais favorável ao mercado, trazendo valorização de ações do Brasil no próximo ano, explica.

"Uma das piores opções de investimentos em 2015 eram ações brasileiras … Mas tudo parece que está pronto para mudar em 2016", diz uma avaliação publicada no site do canal.

A CNBC vai na contramão dos analistas que indicam uma piora do cenário político com a mudança no Ministério da Fazenda. Segundo a avaliação, depois de quase tudo dar errado para as finanças brasileiras, o momento é positivo para o país.

"No primeiro trimestre, vamos ver uma verdadeira virada no Brasil, e então o Brasil vai ser um dos melhores lugares para se estar em 2016. A mudança dramática do cenário político está virando a favor do Brasil", diz.

Esta não é a primeira vez que a rede CNBC soa otimista em meio à crise brasileira. Em vários momentos ao longo de 2015, os analistas indicavam investimentos no Brasil e avaliavam que, já que o país estava no fundo do poço, ia ser um bom momento de ganhar com a volta do crescimento do país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo