Topo

Blog do Brasilianismo

No fundo do poço, Brasil vira um bom investimento internacional, diz CNBC

Daniel Buarque

30/11/2015 08h56

No fundo do poço, Brasil é um bom investimento, diz CNBC

No fundo do poço, Brasil é um bom investimento, diz CNBC

Analistas de finanças do mundo estão cada vez mais convencidos de que a economia brasileira chegou ao fundo do poço. No meio desta interpretação negativa, há um lado bom para o país. Para o mercado global, o auge crise brasileira indica que a perspectiva é de recuperação da economia do país.

"O Brasil, que antes era o destaque dos mercados emergentes, passou por um ano turbulento e teve sua nota de crédito rebaixada, mas isso está a caminho de mudar", diz uma análise publicada na rede norte-americana de economia CNBC.

"Acho que a maré finalmente mudou para ações brasileiras", disse ao canal um analista de mercados internacionais.

A avaliação parte de um estudo de padrões de mercado que indicam que há perspectiva de se ver a valorização de empresas no mercado do país, ajudando a economia a se recuperar.

A CNBC não é a primeira rede de economia a recomendar investimentos estrangeiros no Brasil em meio à atual crise. Em outubro, o "Wall Street Journal" já fazia uma análise parecida, indicando que o fundo do poço havia chegado e era hora de investir no país.

Com a desvalorização do real, os preços das ações no mercado brasileiro se tornam mais atraentes, ele explicava. Mesmo com toda a instabilidade política e os problemas econômicos gerados por ela, a perspectiva a partir de agora pode se tornar mais positiva.

Momentos de crise sempre podem ser vistos como oportunidades interessantes para investidores interessados em correr riscos em nome de bons retornos. As revistas "Investment Week" e o portal "Think Advisor" davam boas indicações sobre investimentos no Brasil ainda em setembro, já tratando a situação como "fundo do poço".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo