PUBLICIDADE
Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Wall Street Journal': Brasil chegou ao fundo do poço

Daniel Buarque

17/10/2015 13h20

Brasil chegou ao fundo do poço, diz 'Wall Street Journal'

Brasil chegou ao fundo do poço, diz 'Wall Street Journal'

A análise do "guru de mercados emergentes" Mark Mobius soa bem negativa: A economia do Brasil aparenta ter chegado ao fundo do poço – ou está bem perto dele.

Mas a avaliação publicada pelo jornal norte-americano de economia "The Wall Street Journal" pode ser uma boa notícia para o país: "Agora é a hora de realmente olhar para o Brasil", disse Mobius, que é diretor do grupo Templeton Emerging Markets.

Com a desvalorização do real, os preços das ações no mercado brasileiro se tornam mais atraentes, ele explica. Mesmo com toda a instabilidade política e os problemas econômicos gerados por ela, a perspectiva a partir de agora pode se tornar mais positiva, avalia.

"Nós amamos incerteza e amamos a volatilidade porque sabemos, de um ponto de vista de longo prazo, que o Brasil vai sobreviver, vai se recuperar", disse Mobius, que estima ter investimentos de um bilhão de dólares no país.

Para o analista, os mercados financeiros reagiriam de forma positiva a um impeachment de Dilma Rousseff, mas o país pode voltar a se organizar mesmo sem tirar a presidente do poder.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo