Depois da Amazônia, Pantanal em chamas é destaque na mídia estrangeira
Após semanas de um bombardeio midiático em todo o mundo sobre o aumento das queimadas na Floresta Amazônica –tema que dominou a atenção da mídia estrangeira quando fazia referência ao Brasil–, agora é o a região do Pantanal que aparece em chamas na imprensa internacional.
"Os incêndios no Pantanal no Brasil invadiram a região com grande biodiversidade, consumindo uma área do tamanho de Londres nos últimos 10 dias, queimando alguns animais vivos e fazendo com que outros fugissem", diz uma reportagem da agência de notícias Associated Press publicada em veículos como o site da revista Time.
Leia também: Destruir Amazônia é a forma mais rápida de o Brasil ser desprezado no mundo
O "inferno" no Pantanal, diz a AP, "é o mais recente desastre ambiental que o Brasil enfrenta, após o misterioso derramamento de óleo que afeta as praias do Nordeste e os incêndios de agosto que assolaram a região amazônica".
Como outros veículos de imprensa já destacaram em oportunidades anteriores, é preciso considerar ainda o rompimento da barragem de Brumadinho, que piora ainda mais a imagem do Brasil em relação à proteção ambiental.
A reportagem diz que o Pantanal é um dos melhores lugares para ver vida selvagem na América do Sul, mas que a estação seca ajudou a ampliar os incêndios.
"Entre janeiro e novembro, a área teve 516% mais incêndios que no mesmo período do ano passado", explica.
Ao contrário do que aconteceu na repercussão internacional dos incêndios na Amazônia, entretanto, os primeiros relatos sobre o fogo no Pantanal deixam de lado qualquer discussão sobre influência da política sobre o aumento no número de queimadas.
Ainda assim, considerando o ano de péssimas notícias para o Brasil em relação a questões ambientais, pode-se ver que a imagem do país pode ficar profundamente afetada por mais um caso de destruição da natureza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.