Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Anistia Internacional cobra investigação de revelações sobre caso Marielle

Daniel Buarque

31/10/2019 05h21

A ONG de direitos humanos Anistia Internacional divulgou uma nota sobre a notícia da testemunha que liga o nome do presidente Jair Bolsonaro ao caso do assassinato da vereadora Marielle Franco. Segundo a organização, as revelações geram novas perguntas sobre o caso que "se arrasta há quase 600 dias".

"São questões muito graves e explicações precisam ser dadas com clareza, seriedade e celeridade. É inadmissível este ir e vir de informações e vazamentos que fazem parecer que as investigações estão presas em um labirinto", diz o comunicado, publicado nos sites da AI em inglês e em português.

O comunicado da Anistia cobra investigações rigorosas do caso, e ressalta a visibilidade internacional que o assassinato de Marielle tem e sua importância para os direitos humanos no Brasil.

"A família de Marielle Franco, a sociedade brasileira e a comunidade global aguardam uma resposta definitiva: quem mandou matar Marielle e por que?", diz.

Além da Anistia, outra ONG internacional também se posicionou de forma crítica sobre o caso.

Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, as declarações de Bolsonaro sobre a Globo são "chocantes", relata a rede de TV CNN.

"Ao insultar e humilhar algumas das mídias mais importantes do Brasil, a mais alta autoridade do país está alimentando e sustentando um clima de ódio e desconfiança em relação ao jornalismo brasileiro", disse Emmanuel Colombie, chefe da mesa da RSF na América Latina.

Segundo a RSF, os ataques frequentes e a ameaça de não renovar a concessão da Globo "são muito preocupantes" e "extremamente graves". "Elas representam censura direta", disse Colombie.

A notícia sobre a menção ao nome do presidente no caso Marielle ganhou grande destaque no resto do mundo desde a revelação feita pela TV Globo. Vários veículos da imprensa internacional publicaram reportagens sobre a notícia, a reação do presidente e seus possíveis impactos políticos.

Segundo o jornal americano The Washington Post, a revelação foi feita em um momento em que Bolsonaro parece perder força, e pode deixá-lo ainda mais isolado politicamente.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.