Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Menção em caso Marielle pode deixar Bolsonaro isolado, diz Washington Post

Daniel Buarque

30/10/2019 13h12

O presidente Jair Bolsonaro pode ficar ainda mais isolado em seu governo depois da notícia da menção ao nome dele na investigação do assassinato de Marielle Franco, segundo uma reportagem publicada pelo jornal americano The Washington Post.

"Os relatos explosivos, juntamente com a resposta emocional e profana de Bolsonaro, ameaçam isolá-lo ainda mais durante um período vulnerável em sua presidência", diz o texto.

O jornal ressalta que o governo vem perdendo força enquanto o país passa "de um desastre ambiental para outro". Segundo o Post, Bolsonaro também se expôs ao discutir abertamente com o presidente eleito da Argentina, além do desgaste por conta da publicação do vídeo em que ele alegava ser um leão atacado por hienas.

Segundo o Post, após reação do presidente à reportagem da TV Globo, "alguns observadores estão começando a se perguntar se Bolsonaro está no controle de seus impulsos –ou se sua defesa pode apenas ter exacerbado a situação".

O Washington Post foi um dos principais veículos da imprensa internacional a publicar reportagens sobre o envolvimento do nome do presidente no caso Marielle, mas desde a noite de terça-feira, a notícia e a resposta do presidente têm ganhado destaque por todo o mundo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.