Topo

Blog do Brasilianismo

Governo não tinha noção do dano à imagem do Brasil, diz Maia sobre Amazônia

Daniel Buarque

24/10/2019 11h06

A imagem da destruição da Amazônia prejudicou a reputação do Brasil no resto mundo, e o governo de Jair Bolsonaro não tinha noção do quanto a sua posição pública em relação ao meio ambiente danificaria a imagem internacional do país. A avaliação foi feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, durante uma palestra em Londres na manhã desta quinta-feira (24).

"Temos dito isso ao governo: 'Vocês estão prejudicando a concretização do acordo do Mercosul com a União Europeia'. Já ouvi de deputados da Alemanha que essa narrativa vai atrapalhar a concretização de um acordo que o Brasil tem trabalhado para concretizar há 20 anos. E nós entendemos que é muito importante", disse Maia durante uma palestra para acadêmicos e diplomatas no Brazil Institute do King's College de Londres.

"O dano é muito grande", continuou Maia. "Hoje a gente sabe que, para empresas multinacionais, a questão do meio ambiente é importante, e temos que tomar cuidado para que uma narrativa não prejudique o Brasil."

O presidente da Câmara disse ter se reunido com o ministro do Meio Ambiente antes de viajar para a Europa, e que ouviu que não há uma política do governo contra a proteção ambiental. Até o momento, segundo ele, não houve nenhuma ação concreta de Bolsonaro para invalidar leis de proteção ambiental. "No parlamento não chegou nenhuma agenda que piore a legislação de proteção do meio ambiente", disse.

Ainda assim, Maia avaliou que a narrativa criada pelo governo pode ter estimulado a ideia de que a lei não precisa ser respeitada.

"O governo não tinha noção, e acho que hoje já tem, do dano à imagem do Brasil com a narrativa que criou. Quando você nega os dados do INPE, você gera uma narrativa para fora de que você na verdade quer negar o problema. Quando você nega o problema, você gera insegurança", disse Maia.

O presidente da Câmara disse que os parlamentares estão tentando ajudar a mudar isso. "A agenda no Parlamento é uma agenda de convergência, pode ser de modernização das leis, mas nunca de prejuízo a nenhuma política que foi construída ao longo dos últimos 20 ou 30 anos no Brasil em relação à proteção do nosso meio ambiente", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo