PUBLICIDADE
Topo

Sem avanços na economia, governo Bolsonaro é uma 'decepção', diz Forbes

Daniel Buarque

17/05/2019 06h19

Após pouco mais de quatro meses desde a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao poder, o novo governo tem sido uma "decepção", segundo uma reportagem publicada no site da revista de economia Forbes.

A publicação destaca a alta recente do dólar e o aumento do desemprego no país, bem como a redução na expectativa de crescimento da economia e a queda na popularidade do presidente. Segundo a Forbes, o país deixou de ser o "queridinho" entre os mercados emergentes –rótulo associado ao país após a vitória de Bolsonaro nas eleições do ano passado.

"A grande reforma da Previdência de Bolsonaro não apareceu. Os investidores pensavam que o novo governo do Brasil estaria chegando a algum lugar até agora. Mas não está", diz, indicando que a reforma pode ser votada em setembro.

Antes mesmo da posse de Bolsonaro, em dezembro do ano passado, a Forbes publicou uma reportagem indicando que os Mercados internacionais dariam um prazo de seis meses para que o governo entregasse mudanças na economia, incluindo a reforma. Esse atraso pode ser um forte índice desse afastamento dos investidores em relação ao governo.

Segundo a reportagem, é verdade que Bolsonaro herdou uma bagunça econômica e política no Brasil, e que ainda é cedo para ter alguma definição clara sobre o novo governo. Ainda assim, "tem sido um começo difícil".

O texto diz ainda que o governo tem lutado para formar uma frente unificada em questões-chave como a reforma da Previdência–mas diz que o avanço tem sido lento e marcado por problemas. "Qualquer um que esperasse que Bolsonaro pudesse continuar [as reformas iniciadas por Michel Temer], ficou decepcionado até agora."

A falta de experiência do novo governo aumenta as incertezas para as empresas brasileiras, diz a publicação. Isso atrasou a aprovação da reforma da Previdência e "puxou o tapete dos investidores do Brasil".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.