Topo

Blog do Brasilianismo

Mercado define prazo de 6 meses para Bolsonaro aprovar reformas, diz Forbes

Daniel Buarque

07/12/2018 08h48

O mercado internacional já definiu um prazo de tolerância com o governo de Jair Bolsonaro, segundo uma reportagem publicada pela revista de economia Forbes: Seis meses. O novo governo terá até junho para levar adiante reformas na economia, ou será abandonado pelos donos do dinheiro.

"No mês que vem, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assume as rédeas de um Estado que alguns acreditam estar em apuros. Investidores do Brasil e do exterior aplaudiram sua vitória em outubro, mesmo que de maneira tímida. Agora eles estão dando até o início do segundo semestre de 2019 para Bolsonaro consertar um dos maiores problemas financeiros que assolam o país: seu sistema previdenciário. Se ele falhar, eles o abandonam."

O apoio do mercado é visto como tendo sido importante na eleição de Bolsonaro, pois a indicação de Paulo Guedes apontou que o próximo governo daria importância às reformas defendidas por investidores –o que levou muitos a ignorarem a postura mais autoritária do então candidato. Se o governo perder o apoio do mercado, o Brasil pode enfrentar dificuldades econômicas.

Segundo a revista, entretanto, essa vai ser uma batalha difícil para o novo governo, já que as reformas vistas como necessárias pelo mercado costumam ser impopulares.

Políticos "autoritários como Bolsonaro podem achar mais fácil aprovar medidas impopulares. Independentemente da sua resistência, eles correm o risco de perder o apoio popular. A popularidade do presidente russo, Vladimir Putin, sofreu um grande impacto depois que ele assinou mudanças na Previdência do seu país."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo