Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Vista de fora, aprovação da Previdência na CCJ é uma vitória de Bolsonaro

Daniel Buarque

2024-04-20T19:06:54

24/04/2019 06h54

A decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados de aprovar e considerar a reforma da Previdência constitucional foi bem recebida no exterior. O resultado foi visto por investidores estrangeiros e pela imprensa financeira como uma vitória de Jair Bolsonaro, e da própria reforma da Previdência, em seu primeiro grande teste.

"A reforma da Previdência do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, passou seu primeiro obstáculo legislativo em um muito atrasado voto no comitê do Congresso, renovando as esperanças de que o ex-capitão do Exército possa colocar a economia de volta nos trilhos", diz uma reportagem da agência de economia Bloomberg.

"O alardeado projeto de reforma da Previdência passou no primeiro teste crucial", diz uma reportagem do jornal de economia Financial Times sobre a decisão. "A medida será vista como uma vitória do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, que lideram o plano de reformas vistas como necessárias para estabilizar a frágil economia do Brasil e encorajar investimentos estrangeiros e nacionais."

O Financial Times vem apoiando o avanço da reforma, e recentemente publicou um editorial defendendo avanços do governo de Bolsonaro na área econômica –apesar de fazer críticas à postura pública mais ideológica do presidente.

Os mercados brasileiros subiram depois da votação, segundo reportagem da agência de notícias Reuters, "um sinal de que o governo finalmente está recebendo apoio político para o elemento mais importante de sua agenda de reformas econômicas", diz.

Apesar do otimismo gerado inicialmente pela decisão da CCJ, observadores externos estão atentos para um processo que ainda deve ser longo e difícil até que a reforma seja de fato aprovada.

"Bolsonaro ainda enfrenta um longo caminho para obter a aprovação final da proposta que visa consertar as contas públicas do país e ajudar a reduzir a dívida pública. Meses de debate e nada menos que seis votações em ambas as casas do Congresso estão à frente antes que o projeto possa se tornar lei", diz a Bloomberg.

Segundo a análise da agência de economia, há sinais de que o processo já esteja aferando os mercados financeiros, e ativos brasileiros já perderam ganhos registrados desde que o projeto foi apresentado.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.