Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Bolsonaro não aprendeu a governar, e mandato pode ser curto, diz Economist

Daniel Buarque

2028-03-20T19:14:05

28/03/2019 14h05

Jair Bolsonaro é um presidente-aprendiz, diz o título de uma reportagem publicada pela revista The Economist nesta quinta-feira. E ele precisa parar de provocar e aprender a governar de fato, ou corre o risco de ver seu mandato encurtado, avalia o texto publicado junto com uma ilustração que mostra o carro presidencial dirigindo rumo a um abismo na bandeira do Brasil.

Apenas três meses após o início do governo, publicações da imprensa internacional têm destacado as instabilidades internas no Planalto e a falta de articulação com o congresso –este tipo de atenção reflete uma possível perda de confiança de investidores estrangeiros no novo presidente. O Financial Times e a Bloomberg publicaram reportagens críticas recentemente, indicando problemas e até mesmo o risco de o novo governo desmoronar.

A Economist segue uma linha parecida, e já cita impeachments de presidentes anteriores como um possível risco para Bolsonaro. Collor e Dilma, diz, caíram justamente porque deixaram de ser capazes de governar.

O foco dessa percepção externa sobre crise é a reforma da Previdência, vista como essencial pelo mercado, e como "teste crucial" para Bolsonaro. Segundo a Economist, "a aprovação depende de liderança no topo. Isso está faltando", diz, alegando que Bolsonaro não encontrou uma estratégia alternativa à troca de favores, e que está criando disputas desnecessárias com deputados.

"O maior problema é que Bolsonaro ainda não mostrou que entende seu novo emprego. Ele tem dissipado capital político em seus preconceitos, como em seu pedido para que as Forças Armadas comemorem o aniversário do Golpe Militar de 1964", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.