Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Em apenas 3 meses, governo Bolsonaro já parece desmoronar, diz Bloomberg

Daniel Buarque

2027-03-20T19:12:41

27/03/2019 12h41

"Em alguns momentos, seu governo até parece que pode desmoronar", diz uma reportagem da agência de economia Bloomberg sobre as dificuldades enfrentadas por Jair Bolsonaro em seus primeiros meses na Presidência do Brasil. Segundo a publicação, "após apenas 86 dias", o novo governo já se afunda em problemas que afetam sua popularidade e geram questionamentos.

"Três meses após o início do mandato de Jair Bolsonaro, eleitores, investidores e alguns apoiadores estão começando a duvidar da sua capacidade de cumprir suas promessas de recuperar a economia e reduzir a criminalidade", diz a Bloomberg.

A reportagem explica que os problemas do governo já reduzem o otimismo international com a economia brasileira, que foi impulsionado pela vitória de Bolsonaro das eleições do ano passado. O foco da preocupação é a reforma da Previdência, que é vista como prioridade pelo Mercado, mas que enfrenta dificuldades no Congresso.

"Após anos de recessão, escândalos de corrupção e tumultos políticos, o mero pensamento sobre reformas econômicas e hesitações do governo desencadeiam pânico entre os líderes empresariais", explica.

De acordo com a Bloomberg, a preocupação é ainda maior entre investidores porque os problemas do governo de Bolsonaro parecem ocorrer não por causa da oposição, mas por disputas internas e dificuldades com a política.

"Alguns dos apoiadores de Bolsonaro dizem que é uma nova maneira de fazer política, mas os críticos argumentam que é falta de liderança, e que os políticos ainda precisam negociar para conseguir fazer qualquer coisa", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.