Posse marca guinada do Brasil à extrema-direita, diz imprensa internacional
A posse de Jair Bolsonaro como novo presidente do Brasil foi interpretada fora do país como a inauguração da guinada brasileira à política de extrema-direita. Em dezenas de reportagens publicadas na mídia estrangeira, a mudança de tom da política nacional demarcada pela chegada ao poder do novo governante recebeu grande atenção.
"Bolsonaro, um ex-capitão do Exército que prometeu medidas radicais para reduzir o crime e a corrupção generalizada, foi empossado como presidente do Brasil na terça-feira, marcando a mudança mais acentuada da nação à direita desde o seu retorno à democracia há três décadas", diz a reportagem publicada pelo jornal americano The Washington Post.
O governo de Bolsonaro "direciona a maior nação da América Latina extremamente para a direita, em uma mudança política que ficou evidente mesmo durante a sua posse", destacou o New York Times.
"Bolsonaro, um populista estridente, subiu ao poder ao se aproveitar da raiva contra o Partido dos Trabalhadores e se apresentar como seu oposto", diz o jornal.
O francês Le Monde comentou o discurso de posse do novo presidente, que prometeu liberar o Brasil do socialismo.
O tom da cobertura francesa foi semelhante ao adotado pelo jornal britânico The Guardian. "A vitória de Bolsonaro da eleição marca uma virada dramática do Brasil para a direita, depois de o país ter sido governado entre 1964 e 1985 por uma ditadura militar pela qual o novo presidente expressou apoio", diz.
A rede canadense CBC publicou uma reportagem da agência Associated Press que descreve Bolsonaro como um "populista de extrema-direita".
A ideia de que o Brasil se encaminhava a um governo de extrema-direita com o novo presidente já era evidente no olhar estrangeiro desde a vitória de Bolsonaro na eleição. O tom da cobertura internacional da eleição já usava com frequência essa descrição, chamando o então presidente eleito de populista e comparando-o a Donald Trump e Rodrigo Duterte, das Filipinas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.