Topo

Blog do Brasilianismo

Em tempo real, mídia estrangeira narra vitória da extrema-direita no Brasil

Daniel Buarque

28/10/2018 19h39

Pouco mais de uma hora antes da divulgação dos primeiros dados sobre a eleição presidencial no Brasil, o site do jornal britânico "The Guardian" começou uma cobertura em tempo real sobre a decisão política do país.

"Bolsonaro deve ser o próximo presidente do Brasil", publicou o jornal às 22h04, horário de Londres, logo que foram anunciados os primeiros números.

"Um populista de extrema-direita, a favor de armas e de tortura foi eleito o próximo presidente do Brasil", relatou, descrevendo a eleição como profundamente divisiva. A escolha, disse, "deve transformar radicalmente o futuro da quarta maior democracia do mundo".

Leia também: Mundo acompanha eleição que pode mudar a imagem internacional do Brasil

A eleição de Bolsonaro também foi o principal destaque na capa do site do jornal francês "Le Monde". também com cobertura em tempo real, o periódico francês tratou o presidente eleito como extremista, e avaliou que ele se beneficiou as fragilidades da classe política brasileira.

Assim que saiu o resultado, o "New York Times" também publicou reportagem sobre a eleição de Bolsonaro.

"O Brasil se tornou no domingo o país mais recente a caminhar rumo à extrema-direita, elegendo um populista estridente na mudança política mais radical desde que a democracia foi restaurada mais de 30 anos atrás", disse.

O jornal também ressaltou que Bolsonaro exaltou a ditadura militar e defendeu a tortura, ameaçando destruir, prender o banir seus oponentes.

O site do jornal espanhol "El País" também colocou a eleição brasileira como principal destaque na noite de domingo, e também tratou o escolhido como um ultradireitista nostálgico da ditadura militar.

O jornal italiano "La Repubblica" noticiou a vitória de Bolsonaro e disse que ela representa uma "fratura histórica" para o Brasil.

O site do jornal peruano "El Comercio" também acompanhou a apuração dos votos no Brasil. "O ultradireitista Jair Bolsonaro foi eleito presidente", diz. Segundo a publicação, o capitão reformado conseguiu capitalizar sobre a decepção e a raiva da população afetada por anos de recessão e escândalos de corrupção.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo