Topo

Blog do Brasilianismo

Em editorial, 'New York Times' chama Bolsonaro de escolha triste do Brasil

Daniel Buarque

22/10/2018 07h39

O jornal norte-americano "The New York Times" publicou no domingo um artigo editorial alegando que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro tem "opiniões repulsivas". Em um texto com título "a triste escolha do Brasil", a publicação critica a campanha que aparece à frente nas pesquisas de intenção de voto e compara o brasileiro ao presidente dos EUA.

"A escolha será feita por brasileiros. Mas é um dia triste para a democracia quando a desordem e o desapontamento levam eleitores a se distraírem e a abrirem as portas para populistas ofensivos, autoritários e violentos", diz a publicação.

Segundo o "NYT", os brasileiros estão desesperados por mudança, e acreditaram na campanha de um "obscuro deputado de carreira como a promessa de um nome de fora da política".

"Ele é o mais recente de uma longa lista de populistas que surfam numa onda de insatisfação, frustração e desespero com governos em cada um dos países."

Segundo o "NYT", a eleição de Bolsonaro representa uma ameaça para o ambiente e para a Amazônia. "Bolsonaro tem prometido desfazer muitas das proteções para as florestas tropicais e abrir mais terras para o poderoso agronegócio brasileiro", diz.

O artigo do "NYT" é a mais recente crítica internacional à campanha de Bolsonaro. As principais publicações da imprensa internacional têm publicado vários textos contrários à eleição dele e avaliando a possibilidade da sua chegada ao governo como uma ameaça à democracia do país. Segundo a revista "The Economist", por exemplo, Bolsonaro seria um presidente desastroso.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo