Em editorial, 'New York Times' chama Bolsonaro de escolha triste do Brasil
O jornal norte-americano "The New York Times" publicou no domingo um artigo editorial alegando que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro tem "opiniões repulsivas". Em um texto com título "a triste escolha do Brasil", a publicação critica a campanha que aparece à frente nas pesquisas de intenção de voto e compara o brasileiro ao presidente dos EUA.
"A escolha será feita por brasileiros. Mas é um dia triste para a democracia quando a desordem e o desapontamento levam eleitores a se distraírem e a abrirem as portas para populistas ofensivos, autoritários e violentos", diz a publicação.
Segundo o "NYT", os brasileiros estão desesperados por mudança, e acreditaram na campanha de um "obscuro deputado de carreira como a promessa de um nome de fora da política".
"Ele é o mais recente de uma longa lista de populistas que surfam numa onda de insatisfação, frustração e desespero com governos em cada um dos países."
Segundo o "NYT", a eleição de Bolsonaro representa uma ameaça para o ambiente e para a Amazônia. "Bolsonaro tem prometido desfazer muitas das proteções para as florestas tropicais e abrir mais terras para o poderoso agronegócio brasileiro", diz.
O artigo do "NYT" é a mais recente crítica internacional à campanha de Bolsonaro. As principais publicações da imprensa internacional têm publicado vários textos contrários à eleição dele e avaliando a possibilidade da sua chegada ao governo como uma ameaça à democracia do país. Segundo a revista "The Economist", por exemplo, Bolsonaro seria um presidente desastroso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.