Topo

Blog do Brasilianismo

Para historiador americano, Bolsonaro não acredita na democracia no Brasil

Daniel Buarque

16/10/2018 12h14

Em um artigo publicado na revista "Dissent", o historiador americano Bryan McCan, ex-presidente da Brazilian Studies Association (Brasa), diz que Jair Bolsonaro é um risco para a democracia brasileira, e que ameaça todos os ganhos conquistados pelo país desde o fim da ditadura.

"É difícil superestimar a importância desta eleição. Um candidato acredita na democracia, o outro, não: Bolsonaro deixou claro por suas palavras e ações que favorece ação militar e policial sem entraves da lei. Ele não acredita que minorias, como grupos indígenas ou quilombolas, mereçam ter seus direitos protegidos", diz o artigo.

McCann já havia se posicionado fortemente contra Bolsonaro antes do primeiro turno, em entrevista ao autor deste blog Brasilianismo publicada pela Folha. A duas semanas do segundo turno, ele volta a reforçar o quanto vê a democracia brasileira em risco.

Segundo McCann, Bolsonaro está liderando a corrida eleitoral carregado pelo voto dos eleitores das bancadas da bala, da bíblia e do boi — que ele chama de "coalizão contra a democracia". O grupo, diz, "tem preferência por um policiamento duro com o crime, por políticas sociais conservadoras e por tratamento preferencial para ao agronegócio", explica.

"Os eleitores da bala são os mais assustadores. Depois do triunfo de Bolsonaro no primeiro turno, seus apoiadores foram às ruas para atacar seus oponentes", diz McCann, se referindo à recente onda de violência política no país. "Não há dúvida de que são os apoiadores de Bolsonaro que estão cometendo a maioria dos ataques violentos", avalia.

"O Brasil lutou por uma geração para conter a violência policial, proteger os direitos das minorias e eliminar o trabalho escravo do setor agrícola. Este progresso está interrompido e retrocessos são desmoralizantes. Mas em todas as esferas houve avanços desde o fim da ditadura, em 1985. Uma Presidência de Bolsonaro colocaria todos esses ganhos – e a própria democracia – em risco."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo