Topo

Blog do Brasilianismo

Cientista político dos EUA diz que PT é um ímã que atrai e repele eleitores

Daniel Buarque

27/08/2018 05h28

A percepção externa sobre a situação política do Brasil às vésperas da eleição presidencial mais imprevisível e preocupante das últimas décadas foi o tema do quadro "A Cara do Brasil", do programa Revista CBN, no domingo. A conversa se baseou em duas entrevistas com brasilianistas que estão analisando o país com um olhar internacional.

Segundo o historiador Bryan McCann, ex-presidente da associação internacional de brasilianistas, o país vive um momento de grave risco à democracia por conta da ascensão de um grupo de eleitores que não defende as conquistas políticas do país desde a redemocratização. Em entrevista à Folha, McCann comentou que a candidatura de Bolsonaro é o símbolo desse risco "angustiante" à política brasileira.

Para o o cientista político David J. Samuels, por outro lado, a política brasileira tem um forte ímã, que atrai e repele eleitores com praticamente a mesma força, e que torna a ideia de partidos mais importante para as decisões políticas no país. Este ímã é o PT, explicou o professor de ciência política na Universidade de Minnesota, nos EUA, em entrevista publicada pela BBC News Brasil.

Não importa se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser candidato ou se o partido vai indicar outro nome, explicou Samuels. De qualquer forma, entre 20% e 25% do eleitorado sempre vota no PT, e entre 20% e 25% dos eleitores sempre votam contra o PT.

Samuels explica que o partidarismo costuma funcionar em todo país como "uma lente positiva ao olhar qualquer coisa que o partido faça. As pessoas só vem seu partido de forma positiva e os outros partidos de forma negativa". No caso do Brasil, entretanto, a divisão se dá em torno de um único partido: "Há o grupo que só vê tudo de certo e o que vê tudo de errado no PT".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo