Para historiador americano, Bolsonaro não acredita na democracia no Brasil
Em um artigo publicado na revista "Dissent", o historiador americano Bryan McCan, ex-presidente da Brazilian Studies Association (Brasa), diz que Jair Bolsonaro é um risco para a democracia brasileira, e que ameaça todos os ganhos conquistados pelo país desde o fim da ditadura.
"É difícil superestimar a importância desta eleição. Um candidato acredita na democracia, o outro, não: Bolsonaro deixou claro por suas palavras e ações que favorece ação militar e policial sem entraves da lei. Ele não acredita que minorias, como grupos indígenas ou quilombolas, mereçam ter seus direitos protegidos", diz o artigo.
McCann já havia se posicionado fortemente contra Bolsonaro antes do primeiro turno, em entrevista ao autor deste blog Brasilianismo publicada pela Folha. A duas semanas do segundo turno, ele volta a reforçar o quanto vê a democracia brasileira em risco.
Segundo McCann, Bolsonaro está liderando a corrida eleitoral carregado pelo voto dos eleitores das bancadas da bala, da bíblia e do boi — que ele chama de "coalizão contra a democracia". O grupo, diz, "tem preferência por um policiamento duro com o crime, por políticas sociais conservadoras e por tratamento preferencial para ao agronegócio", explica.
"Os eleitores da bala são os mais assustadores. Depois do triunfo de Bolsonaro no primeiro turno, seus apoiadores foram às ruas para atacar seus oponentes", diz McCann, se referindo à recente onda de violência política no país. "Não há dúvida de que são os apoiadores de Bolsonaro que estão cometendo a maioria dos ataques violentos", avalia.
"O Brasil lutou por uma geração para conter a violência policial, proteger os direitos das minorias e eliminar o trabalho escravo do setor agrícola. Este progresso está interrompido e retrocessos são desmoralizantes. Mas em todas as esferas houve avanços desde o fim da ditadura, em 1985. Uma Presidência de Bolsonaro colocaria todos esses ganhos – e a própria democracia – em risco."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.