Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Na Bloomberg, mercado rejeita medo de vitória de Haddad: não é bicho-papão

Daniel Buarque

13/09/2018 10h22

Poucos dias depois do anúncio oficial de que Fernando Haddad substituiu o ex-presidente Lula como candidato do PT à Presidência, e de pesquisas mostrarem seu crescimento na intenção de votos, a agência de economia Bloomberg publicou uma reportagem rejeitando que investidores tenham medo de uma vitória dele.

"Sucessor de Lula pode não ser o bicho-papão que investidores brasileiros temem", diz o título da reportagem, que destaca ainda que Haddad manteve o orçamento de São Paulo equilibrado quando foi prefeito, e que ele não era a primeira opção de Lula para a Presidência.

A reportagem diz que Haddad vai precisar agir como Lula em 2002 e convencer o mercado de que não é uma ameaça. Não vai ser tão fácil quanto na primeira vez, complementa o texto, mas o aceno é de que não é impossível.

"Antes de ser eleito em 2002, Lula buscou acalmar os temores dos investidores com sua famosa "Carta ao Povo Brasileiro". Mas, se Haddad quiser conquistar mercados, terá que agir rápido e usar mais do que palavras", diz o texto.

Analistas ouvidos pela agência descrevem Haddad como pragmático e menos ligado à ideologia do PT, mas fazem a ressalva de que ele vai ter dificuldade em contornar os interesses do partido e do próprio Lula.

O aceno do mercado na agência parece ainda mais importante considerando que foi publicado dias depois de a revista "Forbes" alegar que Wall Street já tem dúvidas sobre a viabilidade de seus dois candidatos prefereidos –Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro– conseguirem ser eleitos.

Pode ainda ser interpretado como um aviso de que os investidores se mostram abertos a conversas com Haddad, caso ele se coloque como um "moderado".

Além disso, a ausência de citações a Ciro Gomes na reportagem da Bloomberg pode indicar que ele, sim, é visto como o "bicho-papão" do mercado, e que os investidores de fato preferem conversar e apoiar Haddad do que ver Ciro chegar ao segundo turno contra Bolsonaro.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.