Topo

Blog do Brasilianismo

Pesquisadora discute a reputação ambígua do Brasil em universidade inglesa

Daniel Buarque

23/08/2018 09h00

A reputação internacional do Brasil é marcada por dicotomias e ambiguidades, e, segundo a pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti, é preciso desenvolver pesquisas mais aprofundadas para entender as formas como a imagem do país se reflete no exterior –e métodos para melhorar a imagem internacional.

Estas diferentes percepções externas a respeito do Brasil e as pesquisas sobre o tema foram tema de uma apresentação de Mariutti no King's College London na tarde de quarta-feira (22), em seminário organizado pelo Brazil Institute (e pelo autor deste blog Brasilianismo).

Um dos principais focos da sua análise é como a imagem do Brasil no resto do mundo oscila entre interpretações positivas e negativas, criando uma percepção "inconsistente", e que pode ser vista como uma imagem ambígua.

Pesquisadora no pós-doutorado da Faculdade de Economia e Administração da USP em Ribeirão Preto, Mariutti realiza pesquisas acadêmicas sobre a "marca" do Brasil no exterior desde 2010, fez doutorado sobre o tema na universidade de Leeds, publicou vários artigos científicos sobre o assunto e é autora do livro "Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom" (Reputação de país: O caso do Brasil no Reino Unido).

Ela apresentou um amplo panorama dos seus estudos sobre a reputação do Brasil, traçando a origem de análises internacionais sobre como nações são vistas pelo resto do mundo através de diferentes conceitos e perspectivas teóricas e metodológicas de diversas disciplinas, o que gera uma amplitude de possibilidades para estudos futuros.

Segundo ela, depois de os países serem analisados como sendo a origem de produtos e de serem comparados a marcas, a melhor forma de se entender o que se pensa externamente sobre uma nação é pensar em termos de "reputação", que consegue englobar as principais perspectivas a respeito da imagem de um país.

A apresentação gerou um interessante debate na universidade, com grande participação do público. Uma das principais discussões se deu em torno do fato de que a imagem do Brasil e ambígua porque talvez o país não tenha uma noção muito clara sobre si mesmo e sobre o que quer ser. O fato de a imagem do país ser inconsistente pode ser interpretado como um reflexo da inconsistência da própria identidade do país, o que fica ainda mais evidente (ao menos do ponto de vista da política) em um momento de grave crise como o vivido nos últimos anos.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo