Topo

Blog do Brasilianismo

Revista de diplomacia alerta sobre risco de usar polícia contra 'fake news'

Daniel Buarque

03/04/2018 04h19

Revista de diplomacia aponta riscos de usar polícia contra 'fake news' no Brasil

A estratégia brasileira de empregar a Polícia Federal na luta contra a divulgação de notícias falsas na época da eleição pode se tornar um problema para o país. Segundo a avaliação publicada na revista de relações internacionais "Charged Affairs", há sérios riscos associados com a medida.

"Essa postura agressiva adotada pelo governo do Brasil para lidar com notícias falsas merece um escrutínio sério. (…) decidir o que é "fake news" – e quem decide isso – é "extremamente espinhoso". Para o governo (via sua força policial militarizada) estar em uma posição em que pode decidir o que é verdade e o que é falso – e, portanto, punível – é simplesmente perigoso", diz a revista.

Segundo o artigo, a divulgação de notícias falsas no Brasil ganha força por conta da polarização política, mas esta posição de usar a polícia pode ajudar o governo a censurar reportagens que denunciem corrupção, ou podem levar a punição blogueiros amadores sem experiência com o jornalismo.

A preocupação do Brasil com notícias falsas em um ano de importante eleição presidencial tem ganhado atenção na mídia internacional. Em janeiro, o site "Vice" publicou uma longa reportagem analisando o quanto o WhatsApp se tornou o maior problema na divulgação de mentiras no país.

Para a "Charged Affairs", não há uma solução simples para o problema das "fake news". "Gigantes da tecnologia como Facebook e Google devem fazer parte do diálogo para determinar uma solução, assim como acadêmicos, organizações de notícias e a sociedade civil", diz.

Parte da solução, defende o artigo, está nas mãos dos cidadãos. "Notícias falsas podem ser um novo rótulo – e, de fato, podemos estar vendo novas repercussões nos processos democráticos -, mas escândalos sensacionalistas e falsas conspirações existem há muito tempo. Em última análise, a solução para notícias falsas terá de ser em parte impulsionada pela demanda: nós, como consumidores de notícias e cidadãos em uma democracia, devemos nos apropriar do que lemos, clicamos e compartilhamos."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo