Topo

Blog do Brasilianismo

WhatsApp amplia perigo de notícias falsas em ano eleitoral no Brasil

Daniel Buarque

18/01/2018 09h03

WhatsApp amplia perigo de notícias falsas em ano eleitoral no Brasil

No ano em que vai enfrentar uma das eleições mais decisivas da história recente, o Brasil vê crescer a proliferação de notícias falsas em redes sociais. Enquanto o foco dessa discussão em quase todo o mundo é o Facebook, no Brasil o problema maior é o aplicativo de troca de mensagens privadas WhatsApp, segundo uma reportagem publicada pela "Vice".

Veículos de imprensa internacionais têm dado atenção ao fato de que o Brasil está preocupado com as notícias falsas na eleição. O anúncio de que a Polícia Federal e a Justiça buscam formas de coibir as "fake news" foram discutidas no resto do mundo. O ponto da reportagem da "Vice" é que é preciso ir além do Facebook (por mais que a empresa também seja dona do WhatsApp).

"O WhatsApp adiciona uma outra complicação à questão das notícias falsas: o segredo. Ao contrário do Twitter e do Facebook, onde posts são de certa forma públicos e podem ser facilmente analisados e monitorados por observadores independentes, o WhatsApp é um serviço fechado", diz a reportagem.

A "Vice" explica que o aplicativo é uma quase uma unanimidade no Brasil, onde 120 milhões de pessoas estão inscritas, e 35% dos usuários admitem usar para receber e distribuir notícias.

"No WhatsApp os aspectos mais tóxicos das notícias falsas se multiplicam: a plataforma exacerba bolsões de câmaras de eco em um ambiente político já profundamente polarizado e torna ainda mais difícil o monitoramento e investigação da origem da desinformação feito por pesquisadores, jornalistas e, no caso do Brasil, pela Polícia Federal."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo